terça-feira, 6 de outubro de 2015

UM NÁUFRAGO EM ALGUM LUGAR DA BAÍA - Parte 2

continuando...

Saímos de lá meio envergonhados. Envergonhados com a gente mesmo. Tenho quase certeza que não fomos notados pelos outros pescadores. Isso foi uma grande coisa. Do jeito que chegamos, saímos. Ninguém nos olhou na chegada e nem na saída. Acho que se a gente tivesse jogado o anzol dentro do barco deles, íamos pegar algum peixe e não íamos ser notados. Não conseguíamos acreditar no que tinha acontecido. O comandante tentou perguntar a um pescador qual era a sua isca. O cara deu uma resposta, sem olhar na cara dele, que de nada adiantou. A isca dele era a mesma que estávamos usando. Era muito estranho àquela rejeição dos peixes pelos nossos anzóis.

Tomamos o rumo das Ilhas Cagarras. No meio do caminho me lembrei de um fato que me preocupou muito. Na hora nem comentei com os amigos. O nome do barco estava riscado. Tinham passado uma tinta por cima do antigo nome. Por baixo ainda tinha uma sombra, que dava pra ver que era Esperança. Eu me lembrei que era realmente esse o nome. Já tínhamos saído algumas vezes com esse barco. Agora estava rebatizado de Titanic. Por quê? Me arrepiei dos pés a cabeça. Era mais uma preocupação. E essa, a pior delas. Enquanto navegávamos, fiquei do lado do comandante. Indaguei sobre a mudança do nome do barco. Ele fez uma cara de surpresa e disse que não tinha observado a mudança de nome. Não sabia quem tinha feito isso. Depois me olhou sério e falou: - Isso aqui não afunda nunca! – Ficou olhando no meu rosto em silêncio, mas deixou escapar um sorriso enigmático. Não gostei nada, nada daquela reação. Bateu nas minhas costas e me mandou colocar iscas nos meus anzóis. Naquela hora a preocupação pelos peixes, era de importância menor. Se bem que o fato de não pegarmos nenhum peixe, era um motivo a mais de ficarmos preocupados. Principalmente eu. Nunca soube de um caso assim. Quando saia um barco, já abarrotado de peixes, a gente ficava no seu lugar, achando que íamos nos fartar de pescados. Qual nada, os peixes sumiam. Cansamos. Foi quando resolvemos sair. Alguém falou Cagarras! E lá fomos nós. O motor já estava ligado e o seu toc, toc, toc explodia dentro da minha cabeça. Rezei um bocado para chegarmos logo ao destino. Que alívio, chegamos! Os molinetes já estavam prontos. Um friozinho fez a gente se agasalhar. Um dos amigos colocou a linha dentro d’água e já gritou emocionado. –Peguei um! Peguei um! Esse é dos grandes! – Paramos para observar a briga dele com o peixe. Foi uma briga intensa. De vez em quando,deixava o peixe levar um bocado de linha. Depois recomeçava a puxar. Quando chegava num ponto qualquer, ele não conseguia trazer o bicho para fora d’água. Aí a pressão fica grande. Então resolvia deixar o peixe levar a linha para o fundo. Depois recomeçava a ginástica. O cara já estava bem cansado e nada do bicho chegar à superfície. Resolveu então trazê-lo de qualquer jeito. E puxou. E puxou. De repente o peixe atravessou por baixo do barco. A linha ficou leve. Em seguida outro tranco. A linha começou a raspar no fundo do barco. A pressão na linha permaneceu por quase cinco minutos. O peixe não aparecia e nem o amigo conseguia trazê-lo. De repente a linha ficou frouxa. Achamos que o peixe tinha cansado. Agora seria fácil. Naquele momento já estava todo mundo envolvido. A torcida junto ao amigo era grande. Nisso outro amigo falou que a sua linha estava balançando. Foi lá e constatou que tinha um peixe no seu anzol. Começou a puxar. Por sua vez o outro sentiu que a sua linha voltava a esticar. Naquela altura ele já não tinha mais braço para tentar puxar o peixe. Mas mesmo assim recomeçou a briga. O outro, mais descansado, puxava a sua velozmente. Com poucos minutos os dois estavam com as suas linhas completamente esticadas. Nenhum dos dois conseguia trazer o seu peixe. Resolveram não fazer mais pressão. Mantiveram apenas as linhas esticadas. Não queriam arriscar em perder os peixes. O comandante saiu do seu posto e se aproximou de onde estava um dos pescadores. Esticou o corpo para fora do barco e olhou o costado da embarcação. De repente uma risada ecoou. Ele não conseguia falar. Apontava e ria. Seis de nós, eu e mais cinco, que não estávamos com a linha n’água, corremos para ver o que estava causando tanta graça. Com essa súbita mudança de bordo, quase que o barco virou. Três voltaram rapidamente. Eu fiquei e fui olhar. Tive que rir. Ri muito. Um deles tinha um peixe minúsculo no anzol. E o coitado ainda tinha sido pego pela barriga. Além do peixe, tinha um galho de árvore. Foi uma trabalheira só para desembaraçar as linhas. No final foi constatado que faltava um anzol. Aí o papo de pescador ganhou história. Fiquei à parte só escutando. Fiquei imaginando que ao voltarmos para a terra, essa história teria outra cara. Com a gente o dono do molinete já avaliava o tamanho do pescado. Naquele momento o suposto peixe que tinha escapulido, já estava com cinco metros. O filhote de pargo, fisgado pela barriga, já beirava os trinta centímetros. Aquilo foi até motivo para uma rodada de cervejas e salgadinhos. Deixamos as linhas dentro d’água e ficamos jogando conversa fora. O tempo foi passando e nada de peixe beliscar. Passou um gaiato numa traineira e sacaneou a gente. – Tá ruim mermo, heimcumpadi! Num pescaram nada na laje e nem aqui! Num é mermo? Vão pru mercado, que é mais garantido o peixe!  – Uns xingaram o cara. Outros levantaram um dedo, simbolizando o pênis. Eu e o comandante ficamos calados. Estava completamente desanimado. Só tinha uma vontade: ir embora. A coisa não estava legal. Nada dava certo. Nenhum peixe pra contar história. O silêncio tomou conta do banco. As linhas dentro d’água, sem nenhum sinal de peixe. O desânimo estava contagiando todo mundo. De repente um grito, vindo da proa, quebrou o silêncio. Alguém perguntou ao comandante se tinha banheiro na embarcação. Disse que a coisa estava ficando preta. Estava apertadíssimo.  O comandante deu um sorriso e mando-o pegar uma garrafa pet cortada ao meio e se servisse. Está na hora de dar nome aos bois. Vou batizar os membros da tripulação. Carlos respondeu de lá, que não era para urinar. O comandante deu uma gargalhada, apontou para o oceano e disse: - Caga ali! Fica a vontade! Caga tudo que você tem direito! – Carlos olhou e respondeu que não sabia como. Não ia entrar de jeito nenhum dentro do oceano. Aquilo seria extremamente perigoso. Além da água está completamente gelada, ele não sabia nadar. Então o comandante sugeriu que duas pessoas o segurassem, com a bunda virada para a água. A princípio ouve alguma contestação, mas devido aos gases perigosos que o cara já começava a expelir, Bento e Aldo resolveram ajudar. Carlos subiu na borda e os dois seguraram-no pelos braços. Aí começou o problema. Quem arriaria o short dele? Beto como era maior, com os braços compridos, subiu no banco e se esticou para arriar o short de Carlos. Mas o comandante vendo aquela cena engraçada e sem pé nem cabeça, sugeriu que tirassem o cara dali e voltasse com ele já completamente despido, para o banheiro aéreo. Se não fosse a quantidade de cerveja que o pessoal estava na cachola, com certeza jamais faria uma coisa daquela. Beto, aceitando a sugestão do comandante, foi descer para Bento e Aldo tirarem Carlos dali. Aí o bicho pegou. Escorregou e foi se segurar em Bento. Acabou caindo os quatro dentro do mar gelado. Foi um Deus nos acuda. Carlos com medo de morrer, acelerou a sua cagada. Bento que continuava segurando o braço do amigo, acabou ficando no meio da merda. Uma água marrom e fedorenta foi envolvendo os quatro. O mau cheiro rapidamente tomou conta do ar. A coisa ficou difícil. Carlos se debatia e afundava. Bento puxava o amigo, que já estava com coco até na alma. Aldo e Beto também ajudavam. Tentaram subir com o amigo no barco, mas não conseguiam. Estavam todos os quatro escorregadios. O comandante pegou um salva-vidas e lançou para eles. Aldo pegou e colocou em Carlos. Finalmente ele se acalmou, menos o fedor.
                                            Continua semana que vem...