sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Pensamento de Poeta - Feliz Natal e Próspero 2025

 


Feliz Natal e Próspero 2025

José Timotheo -

 

                Resolvi escrever um pouco antes de chegar dezembro. Não tenho muita certeza do que desejar para o Natal e para a virada do ano. Que ano foi esse? E que ano vai ser o próximo?  Não quero ser pessimista com o mundo.  Ele está de ponta cabeça, isso ninguém duvida. Não sei o que o pessoal que nasceu antes da primeira guerra sentiu e logo depois ao se aproximar a segunda grande guerra, também. Não dá para imaginar como deve ter sido o “Feliz Natal” e o “Feliz Ano Novo”, se assim podemos chamar, dos nossos irmãos daquela época. Eu só sei que não estou me sentindo muito confortável me aproximando do Natal e da passagem do ano. O homem é um animal difícil de entender as coisas mais simples da vida. Por que gosta tanto de complicar tudo?

                 Não sei muito bem sobre o dia de hoje. Levantei-me com um peso de um lança chama em cima do ombro. Abri os olhos para ver um sol bem aceso – televisão ligada -  mas vi um míssil cruzando um céu desconhecido, para mim. Abri a janela e desabou um temporal que nunca tinha visto antes. Outro dilúvio? Parece que o tempo conspirou contra a minha esperança. Falar em esperança, é hoje a moeda com mais valor no mercado. E do sonho?  Vou enviar um e-mail para Papai Noel, pedindo algum para mim. Isso se o seu trenó estiver operante.

                  Tudo parece um filme. Espero que ele seja de ficção. Ante a burrice global, tem de ser um curta metragem. Qualquer seriado, seria apenas uma dúvida. Pelo andar da carruagem, o seriado seria de apenas um capítulo. Não é pessimismo, repito, é suspeita mesmo. É suspeita do futuro. Ele já é e sempre foi uma incógnita, mas se podia sonhar, agora está mais para pesadelo.

                  Desejo acordar e encontrar tudo no seu lugar. A coisa como sempre foi. Vou começar dezembro e já estou montando a minha árvore de Natal. Encher de luz. Encher de esperança. Encher de sonhos. Encher de pedidos e encontrar um Natal como sempre foi. E na virada do Ano? Um céu chovendo luz colorida dos fogos de artifício. A família reunida... E todas as famílias sonhando...  Não quero mais nada. Vou abrir mais uma cerveja ou vinho e acreditar que o mundo vai em frente. Pensar que jardins estão floridos. Trenós passeando pelas ruas iluminadas. Papai Noel distribuindo presentes a quem mandou carta ou mesmo sem carta alguma.

                   Num edifício em frente, já vejo todos os apartamentos com seus pisca-pisca iluminando a noite. O mundo voltou a ter cor. Nada aconteceu de ruim. E não vai acontecer. Assim espero, pois na minha cartinha pedi isso ao bom velhinho. E desculpe as minhas “lágrimas” iniciais, mas termino com um grande e feliz sorriso.  Já é dezembro! Graças a Deus!

 

              * Eu e a minha parceira Martha Taruma, desejamos, para os nossos leitores amigos e seus familiares, um FELIZ NATAL e um ANO NOVO cheio de otimismo, com a certeza de que as nuvens carregadas de pessimismo, se dissipam rapidamente evitando qualquer risco de temporal, e que um sol de AMOR brilhe no horizonte, iluminando corações e mentes. “Glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens de boa vontade.”       

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário