sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Pensamento de Poeta II

Aprender a Sonhar
José Timotheo
O que o colégio me ensinou?
Até agora, nessa distante caminhada
Da minha existência, não sei
Com certeza pouco aprendi da minha lingua
E eu já sentia que ela tinha magia! Mas me ocultaram
Me ocultaram também que a gente pode sonhar
E dos números, quase nada sei deles
A poesia dos numerais, não me foi mostrada
Me apontaram uma matemática apenas calculista
A minha geografia era muito diferente
Meus continentes não eram os mesmos
Até o meu País que me fora apresentado
Não era igual. O meu já cabia dentro de toda Terra
Naqueles distantes dias, era uma questão
De ordem política e social
As histórias contadas não batiam
Com as que eu já havia ouvido entre dentes
Ou de algum bêbado desatento
Escrevi um pedaço de sonho, sem saber que estava sonhando
Entretanto alguém me disse que aquele caminho não me pertencia
Vaguei algum tempo sem direção
Na realidade parado em cima dos meus calcanhares
Mas um dia encontrei alguns amigos
(E eles já haviam encontrado o caminho do sonho)
Foi ao subir alguns degraus
Que eu nunca havia observado antes
Escalei lentamente degrau por degrau
(E não sabia que quem me dava à mão era a esperança)
Carregando o peso da insatisfação e da ignorância
Mas valeu a pena: lá encontrei os amigos
Que me tiraram a venda dos olhos
Que me apresentaram o mundo real e da fantasia
Lá estava Machado de Assis, Jose de Alencar e outros
As prateleiras estavam cheias de eternos amigos
Ai descobri o que é sonhar
E sonhando, descobri que eu existia
Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário