segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Pensamento de Poeta - Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade


                  
Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade”

                                                     - José Timotheo -

          Sai ano, entra ano e é a mesma coisa: Feliz Natal, Próspero Ano Novo e... Blá, blá, blá... Levamos sempre em consideração a “emoção” política que paira, como nuvem carregada, que pré-anuncia temporal, em cima das nossas cabeças. É mensalão, é lava jato, é impeachment da presidente, é afastamento do presidente da câmara e... O escambau a quatro. Aí fazemos pilhérias, gozações, faltando com respeito à data natalina. Esquecemos completamente o que ela representa, para milhões e milhões de pessoas.
            O cristão se revolta, e esquece de elevar o seu pensamento para aquele que é homenageado nessa data. Falamos um Feliz Natal da boca pra fora. Bebemos e comemos (para quem tem o que comer e beber), nos embriagamos de revolta, nos empanturramos de descrença e não  comemoramos a alegria da esperança. Chegamos a conclusão que o “Feliz Natal” foi em vão mesmo. Isso porque o coração não participou efetivamente do desejo de “um Feliz Natal”. Se no Feliz Natal foi assim, como vai ficar o “Próspero Ano Novo”?  Do jeito que a carruagem vai, os cavalos não aguentarão até o final do caminho. Vão morrer de sede e fome.  Parece até que estamos torcendo para que o governo tropece e em nada prospere. A verdade é que assim agindo, não ajudamos em nada. Pelo contrário, empurramos mais e mais o nosso país para o buraco. Então, temos que “dar à política, o que é da política” e deixar de fora o negativismo.
           Hoje mais do que nunca, precisamos lutar em prol do otimismo. Não podemos nos contaminar com tanta descrença. Não importa o que os governantes façam de ruim. Temos é que não deixar esse “ruim” se apossar da nossa alegria, atrapalhar a nossa vida. Não estou dizendo com isso, que devemos ficar de braços cruzados face os desmandos.  Longe disso. O que não podemos é deixar que nos roubem a paz e a alegria de viver.
           Se estivermos bem, com a felicidade adentrando às nossas casas, criaremos uma aura de otimismo, em torno do país. De repente, os corações embrutecidos pela ganância, pelo ódio e pela vaidade, sejam picados pelo amor. Quem sabe a cegueira do descaso, da prepotência, do orgulho, se cure com o colírio de humildade. 
          Com uma corrente em prol da paz, poderemos afastar todo e qualquer perigo de uma (monstruosa) guerra generalizada. Vamos construir uma paz dentro de casa, depois esticarmos pelo bairro, um pouquinho mais pela cidade, pelo estado, pelo país e quando abrirmos os nossos olhos, ela vai estar espalhada pelo planeta. Parece utopia. É sim utopia, mas para quem não crê. Quem não tem fé. Vamos apostar no sonho? Papai noel não existe, mas todo mundo carrega um dentro da sua festa natalina. Feliz natal e vamos acreditar num Ano Novo recém-nascido. Que a paz de Deus habite cada coração que pulsa neste nosso planeta.


                                                              fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário