terça-feira, 2 de setembro de 2014

Reflexão de Poeta - Quem Gosta de Favela é Rico


Quem Gosta de Favela é Rico
- José Timotheo –
- Por que?
Acordo diariamente com essa interrogação zanzando na minha cabeça. Mas por que, de quê? Eis a questão. São tantos porquês! Fico me perguntando, por exemplo, o porquê de gostarem tanto de enaltecer os nossos guetos, os nossos bolsões de pobreza e miséria. Alguém está levando vantagem nisso. Só pode estar. Pergunta a um cara, que não tem feijão, arroz...nada para colocar em cima da mesa, se ele adora ser favelado! A mídia colabora com os espertalhões dizendo que todos que moram nesses bolsões têm que ter orgulho de ser favelado. Por que não faz uma casinha lá em cima e se muda com toda a família pra lá? Sem emprego...Sem infraestrutura...Um tiro raspando a sua orelha. Às vezes pegando nela. O cara levanta a bandeira, mas mora na zona sul.
Dizem que estão pacificando. Pacificando... Acho até, que estão tentando. Têm gente boa nisso. Temos que acreditar. A gente sabe que não é fácil remar contra a maré. Mas vamos tentar separar o joio do trigo. Pacificando... Por que não pacificam a alta-estima dos moradores? O medo é companheiro constante deles. Ninguém merece viver com a incerteza, com a tristeza grudada no seu calcanhar, vinte e quatro horas. Já pensou você ser chamado de favelado? Aí a alto-estima de qualquer um já foi pro brejo! Isso para mim é puro preconceito. Favela. Enterrem esse nome. Coloquem lá, bairro. Mais um bairro no Município. Uma nova localidade com tudo que tem direito. Cada rua com seu CEP. Dê dignidade aos seus moradores. Dê emprego para um chefe de família, de repente é menos um chefe de tráfico. De repente também interessa para alguns que o cara permaneça lá em cima, comandando o flagelo humano. Hitler também adorava guetos. Lembram?

As interrogações são muitas. Os preconceitos são tantos. Quase todos estão com uma capa por cima. Ou todos? Tem gente tirando vantagem desses movimentos, com certeza! Orgulho gay! Não somos todos iguais? Porque não, orgulho humano? Tem gente interessada nessa discriminação também. Só nessa não. Faz questão de que o negro se sinta um coitado. Somos muitos e quase todos misturados, somos ou não somos? Somos coitadinhos, porra nenhuma! Daqui a pouco “eles” vão botar uma cadeirinha escrita: “essa é pra veado, a outra é pra sapatão, aquela ali é para negro, a seguinte é pra branco azedo, uma outra é pra asiático...” E assim vai! A gente pode esperar tudo dos preconceituosos! Querem acabar com o preconceito, mas  por que rotular? Rotular é discriminar. Tem gente levantando bandeira, mas querendo, na verdade, empurrar o mastro na gente! O pior disso tudo é que muitos estão embarcando nessa onda furada. (Querem é conflito. Isso dá grana e dá ibope). Vamos abrir os olhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário