terça-feira, 20 de maio de 2014

Pensamento de Poeta XXXII - O Que Nós Fizemos de Deus?


O Que Nós Fizemos de Deus?
- José Timotheo e Lívia Timotheo –

O que a História nos mostra é que já tivemos uma porção de “Deus” e que nada deu certo. O pior disso tudo é que o mundo andou pra caramba e que cada um elegeu o seu Deus de cabeceira, isso depois que Moisés disse que existia um só Deus. Isso já faz anos à beça. Acho que só ficamos envergonhados um pouco. E cada um elegeu o seu, mas como único e verdadeiro. É um Deus só, todo mundo afirma, mas é só seu. Já viu só quantas religiões tem na face da Terra? Trocentas! Porém são eleitas como religião mesmo, algumas. Outras, que inclusive são até mais velhas do que algumas eleitas, são consideradas apenas como seitas.
O campo de batalha continua o mesmo. Desde que mundo é mundo, se mata em nome de Deus. Se existiu mesmo mais de um Deus, já houve algum relato sobre alguma guerra entre eles? Pelo menos algum duelo? Um invadindo o céu do outro? A História só mostra que um povo matou o outro, porque achou que o outro era pagão. Dizia que tinha o seu Deus, logo tinha que ser eliminado. Tendo em vista que só existia o dele. Único e verdadeiro.
Alô Budista! Candomblecista! Católico! Espírita! Evangélico! Hinduísta! Judeu! Muçulmano! Umbandista! E mais tantas outras religiões! O que nós fizemos de Deus? Praticamente continuamos iguaizinhos como aqui chegamos. Parece que continuamos morando nas mesmas cavernas, como há milênios atrás. Nós estamos lascados! Literalmente falando, estamos lascados! E até os ateus inventaram! E na hora do aperto, Ele aparece nas frases de sufoco: “Ai, meu Deus!”.
Quanta confusão! Quanta distorção!
E quem é Deus na minha opinião? Num dos nossos bate papos ai, pela vida, por esses dias que a gente vê passar, vê briga acontecer e tragédia se anunciar, Ele disse pra mim que não curte religião não. É sério! Eu pedia a Ele que me ajudasse, poxa, a encontrar uma que ele achasse legal, e ele me respondeu: “nosso bate-papo assim, tá bom!” arrume só um pessoal ai pra você ouvir histórias sobre mim e falar para esse povo da nossa relação! E não fica com vergonha não, porque eu tiro o véu da ignorância rapidinho de você e desse galerão!
Eu vi que dava certo isso ai! Porque quando rolou esse papo, as coisas começaram a fluir...

E apesar das diferenças, discordâncias, distorções e discrepâncias, Deus é amor...aqui e acolá! E isso, Graças a Deus, não é só pra mim! E esse Deus que estou falando, é de todos nós. É um Deus só! Pra que mais? Um só já dá tanta confusão! Isso porque se divide ele, em muitos! Mas mesmo sendo um, ainda assim vai rolar briguinhas de vez em quando. Uma briguinha é melhor do que uma guerra! O que nós fizemos e ainda continuamos fazendo de Deus? Até quando?

- Esse texto foi escrito à duas mãos, pai e filha, gerações distantes e pensamentos próximos!

Um comentário: