segunda-feira, 1 de julho de 2013

Reflexões de um brasileiro 1

JÁ VI ESSE FILME ANTES, 
MAS ESSE 
VAI TER QUE TER UM FINAL FELIZ

                                                                                                                                                                  José Timotheo

               Era uma vez um grupo que, há muitos anos atrás, indignou-se com a forma  como era conduzido este nosso Brasil. Ao ponto de, além das passeatas, criarem outros grupos de enfrentamento com o governo. Alguns movimentos foram implantados, tanto de guerrilha urbana, quanto de guerrilha rural. Pegaram em armas. Mataram e foram mortos.  Mas a maioria que sobreviveu afirma que nunca pegou em armas...    Muito estranho...
            As passeatas por este Brasil afora, foram muitas. Começavam pacíficas, para depois o pau quebrar. Mas esse grupo que partia para o quebra-quebra, segundo os organizadores, era infiltrado para acabar com alegitimidade do movimento. Quebrava, depredava, incendiava... Isso é um fato incontestável. Mas também no meio tinha gente que aproveitava a situação para roubar. Não era nem infiltrado e nem idealista, entretanto, sem medir seus atos, acabava também ajudando a ditadura. Logo não era muito perseguido.  Minha memória pode estar curta, mas não me lembro desse pessoal ser facilmente preso. Só me lembro que fugiam para a polícia enfiar a porrada nos pacíficos, que acabavam sendo presos, torturados e às vezes sumiam. Essa ditadura que havia dado um golpe nos legítimos ficou por aqui, por trinta anos, talvez quarenta. Tem hora que parece não ter acabado.  Muita gente foi para o exílio, muitos ficaram presos e outros tantos sumiram no mar, ou debaixo da terra. Os que estavam à margem, queriam mudar o Brasil. ELES queriam um país livre, um país justo, com educação, saúde para todos, sem corrupção... SEM CORRUPÇÃO!!! Alguns anos depois muitos voltaram. Já ia esquecendo: alguns se auto exilaram. Grandes oportunistas. A abertura política chegou. Muitos se fizeram candidatos. Chegaram à Brasília (e lá estão até hoje). Começaram a mandar na casa. O BRASIL continua no maior azar. Quem manda, está desmemoriado. Cadê a SAÚDE? Está DOENTE. Cadê a EDUCAÇÃO? Está mal educada. Cadê os HONESTOS? Silêncio... Cadê os HONESTOS? A corrupção continua sendo o prato principal. E eles queriam um país sem corrupção...
            Por favor, não nos deixem ter saudade da ditadura militar!  Ninguém merece!
            Alguns anos atrás, a juventude foi para a rua e tirou um presidente. Hoje ela volta novamente e agora mais bem estruturada. Só foi alguém reclamar e deu eco. Rapidamente as ruas ficaram lotadas. Os jovens estão deixando bem claro que não querem ser iguais a eles. Foram para a rua não querendo arruaça, não querendo roubar, não querendo matar, não querendo mais blá, blá,blá. Só estão querendo lembrar que o povo é o patrão, paga para ter o seu dinheiro bem administrado. A educação é nossa, a saúde é nossa, a moradia é nossa, tudo que tem no país é nosso. Se eles estão com o nosso dinheiro e não estão sabendo administrar, têm que sair. Quem estiver roubando, têm que ser preso. Essa é a voz de todo o país.       O que foi mostrado deixa claro que está sendo separado o joio do trigo.  Parece é que o tiro do continuísmo saiu pela culatra. 
               Tem partido que aprendeu com o que a ditadura fazia, infiltrava bandidos para fazerem arruaças e colocarem a culpa na juventude. Entretanto aí estão os nossos jovens, e que não são os jovens de antigamente, e que sem precisar usar a violência, a arma daqueles,simplesmente afastam as bandeiras oportunistas que não querem que o Brasil caminhe e cresça.  Pra fora esses “estrangeiros” que querem envergonhar a nossa nação!
          Não devemos botar no mesmo saco todos os políticos. Tem gente boa nesse meio, só que não acham espaço para os seus projetos. Esses bons brasileiros serão preservados quando conhecermos. A cortina de fumaça é muito densa para que possamos identificá-los agora, mas num futuro próximo vamos conhecê-los. Se Deus quiser!
           Um recado ELES têm que ouvir: fiquem de olhos abertos, porque essa juventude sabe o quer. E o que ela quer, é dela por direito: saúde, educação, moradia, alimento na mesa, trabalho... e felicidade. Todo mundo quer ter paz e ser feliz. Não se esqueçam que a história às vezes pode se repetir. A monarquia francesa tirou o pão da boca do povo, mas acabou sem a cabeça. Às vezes, quem quer paz, pode hastear a bandeira com alguém pendurado na ponta. Mas nós não precisamos disso, pois somos pacíficos. Mas não somos babacas.  
          
                                                            fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário