quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Mistura - a estória

Mistura
José Timotheo

O preconceito existe e muito. E esse preconceito é contra nós mesmos. Quem não tem uma misturinha de raças? Não posso afirmar com todas as letras que todos nós somos filhos da mistura, mas posso garantir que estamos quase noventa por centro perto disso. Então somos "neguinho". Tem branco por fora que por dentro é mais negro que muitos negros por fora. E por sua vez, esses ditos negros, às vezes por dentro são mais brancos que os brancos por fora. E ai vai o amarelo, o vermelho...Somos um bolo que está sendo assado. Essa mistura vai dar um bolo de primeira. A nossa raça está nascendo. Está surgindo um povo forte e generoso. Se Deus quiser. Pronto para ser vencedor. Um país neguinho. Eu sou neguinho, e você?
O preconceito maior não é contra a cor. É contra, o quem sou. Se mais eu tenho menos me discriminam. Se menos eu tenho, mais sou jogado às traças. Sou um câncer social. Mas existe o racismo ainda, além do preconceito.
Conheci um cara negro. Ele se apaixonou por uma loura. Conheceu a família dela e ficou tudo numa boa. Levou-a para apresentá-la a seus pais. A reação deles foi péssima. O racismo bateu forte. Ele me segredou, uns anos depois, que não sabia do preconceito do seu pai e da sua mãe.Foi até proibido de se casar. Mas casou assim mesmo. Não ligou para a opinião deles. E acabou esquecendo de dizer que a loura que era o amor da sua vida, era mais negra do que eles. O pai dela era africano puro. (Será?) E a mãe era branca, mas com muita mistura correndo nas suas veias. E os seus pais, vinham carregando, há muito tempo, o branco e o preto pelo corpo e pela alma.
Tem muita gente que fecha os olhos para a nossa realidade. Ou ignoram essa verdade. Essa verdade que é a mistura. Somos moreno, preto, branco, amarelo, mulato e...muito misturado. Somos 'neguinho". Graças a Deus!

- Aguardem em breve a liberação da letra e da música no myspace do compositor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário